a

noite

das

Praça Mal. Âncora, S/N - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

ideias

a

noite

das

ideias

Andanças - Reflexões e memórias de Debret aos grafiteiros(as) e muralistas: as franjas pictórias da cidade do Rio de Janeiro

A evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro, em muitos momentos, passa imperceptível aos nossos olhos. Na lida apressada de nossas jornadas diárias, por vezes não prestamos atenção aos prédios, sobrados e monumentos que nos rodeiam e que contam a profunda relação de amizade entre França e o Brasil, que moldaram a cartografia urbana e alteraram a história da cidade e de seus habitantes.

Programação

O projeto “Andanças: franjas pictóricas da cidade do Rio de Janeiro (XIX-XXI)” na Noite das Ideias 2024 terá como foco Traduzir a cidade tal como uma tela, um livro aberto a ser traduzido, decodificado, compreendido, explicado e resignificado.

Roteiro das Andanças

O projeto iniciará com um roteiro histórico-geográfico por pontos do Brasil Colonial alguns deles retratados por Debret. Nesse roteiro, serão abordados os pontos de falhas propostas por muarlistas e grafiteiros Cariocas e o filósofo Guy Debord, como desigualdade, cotidiano e pertencimento à cidade.

  1. Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos – INP
  2. Cais do Valongo,
  3. Pedra do Sal,
  4. Casa da Tia Ciata,
  5. Largo de São Francisco da Prainha,
  6. Largo de Santa Luzia

ciclos de Rodas de Conversa

Realizado com o apoio da Embaixada da França no Brasil, no âmbito da Noite das Ideias, iniciativa do Institut français.

Abordagem: Análise comparativa de obras de Debret até os grafites e murais contemporâneos. Discussão sobre a transformação sobre a representação do negro na Arte Brasileira. Reflexão sobre o papel da arte na construção de uma sociedade mais justa e equânime.

Será realizada uma Roda de Conversa, debates a partir de pranchas digitalizadas fornecidas pelo Arquivo Nacional de Debret e de projetos de grafite e murais. Nessa roda de debates, serão aprofundadas as observações dos participantes sobre os pontos de falhas abordados no roteiro histórico-geográfico e a relação entre a figura do negro em Debret e na contemporaneidade por meio do resgate feito ao longo do roteiro.

Participantes do diálogo
Nicolly Barbosa – É guia de turismo e licenciada em História pela Estácio de Sá. Atualmente trabalha como produtora cultural na área da arte urbana e tem sua pesquisa voltada para os trânsitos das linguagens do graffiti e pixação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da UFF.
Ester Bayerl – Mestre em Tecnologias Sociais, especialista em Sociologia Urbana pela UERJ e Relações Etnicorraciais pela UFBA

Mediação:

Carla Lopes – Doutora em Artes, Mestre em Educação e Historiadora.

Abordagem: Neste encontro de diálogo, a atenção será direcionada para o explorar da cidade como uma nova tela, sob a perspectiva de dois imigrantes franceses que elegeram o Brasil como sua morada. Assim como Debret, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas percepções, evidenciando as sutilezas encontradas ao imergirem na cultural afro-brasileira.

Jean-François Véran – Doutor em Antropologia Social/Etnologia – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – Paris (2000) e professor Associado de Antropologia no IFCS/UFRJ. Desempenha a função de Conselheiro do MFS – Médicos Sem Fronteiras na África desde 2010. Sua linha de pesquisa tem foco em relações raciais e etnicidade.

Harold Lethiais – há 40 anos no Brasil, é um empresário do ramo da gastronomia, com passagem como ex-tripulante do Navio Escola Porte Hélicoptère Jeanne d’Arc da Marine Nationale Francesa, completando quatro voltas ao redor do mundo. Ele também desempenhou o papel de professor coordenador do curso de gastronomia na UNIRIO de 2002 a 2012.

Mediadora: Caroline Rodrigues de Souza

Inscre

va-se

Parceiros

Thank you for your registration.

We will contact you soon.